Vendas de carros elétricos na Europa: Volks e BMW superam Tesla em fevereiro

Em fevereiro, vendas de carros elétricos da Volks e BMW superaram Tesla na Europa. Confira os detalhes dessa disputa acirrada.
24/03/2025 às 14:36 | Atualizado há 1 mês
Vendas de carros elétricos
A marca elétrica desafia a fidelidade dos consumidores na Europa. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

As vendas de carros elétricos da Tesla na Europa apresentaram uma queda em fevereiro, ficando atrás de marcas tradicionais como Volkswagen e BMW, além de concorrentes chinesas, conforme dados da plataforma de pesquisa JATO Dynamics. Este cenário levanta questões sobre a fidelidade à marca e os desafios enfrentados pela empresa no mercado europeu.

A marca Tesla enfrenta um período delicado na Europa. Após o CEO, Elon Musk, manifestar apoio a partidos de extrema direita, a lealdade dos consumidores está sendo testada. Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, aponta que o posicionamento político de Musk, o aumento da concorrência e a descontinuação do Model Y impactaram negativamente as vendas.

Empresas com linhas de modelos limitadas, como a Tesla, são mais suscetíveis a variações nos registros durante mudanças de modelo. Em 25 mercados da União Europeia, Reino Unido, Noruega e Suíça, os registros de veículos elétricos a bateria da Tesla caíram 44% em fevereiro, resultando em menos de 16.000 carros vendidos. A participação de mercado da Tesla atingiu 9,6%, a menor em cinco anos para o mês de fevereiro.

Em contrapartida, a Volkswagen registrou um aumento de 180% nas vendas de BEVs, com quase 20.000 unidades vendidas. BMW e Mini, juntas, alcançaram quase 19.000 BEVs vendidos no mesmo período. As marcas chinesas também superaram a Tesla em vendas de carros elétricos.

As vendas de BEVs da BYD e da Polestar cresceram 94% e 84%, respectivamente, com mais de 4.000 e 2.000 carros vendidos. Xpeng vendeu mais de 1.000 carros e a Leapmotor quase 900. Volvo e MG, por outro lado, viram suas vendas de BEVs caírem 30% e 67%, respectivamente.

O mercado total de carros nos 25 mercados da União Europeia, Reino Unido, Noruega e Suíça registrou uma queda de 3%, com 0,97 milhão de unidades vendidas em fevereiro. No entanto, os registros de BEVs aumentaram 25%, indicando uma tendência crescente de eletrificação no setor automotivo.

Via InfoMoney