Após o encerramento do marketplace do Xbox 360 em julho de 2024, muitos pensaram que o console havia sido deixado de lado. Surpreendentemente, a Microsoft lançou uma nova Atualização do Xbox 360, quase 19 anos após o lançamento do console. A atualização traz melhorias no painel do menu e outras novidades.
A Atualização do Xbox 360 melhorou a visualização das miniaturas dos jogos no painel, corrigindo a distorção que existia anteriormente. Agora, as artes dos jogos se encaixam corretamente nas janelas, proporcionando uma experiência visual mais agradável. A mudança foi notada por usuários no Reddit, que compartilharam a novidade.
Além das melhorias visuais, a Atualização do Xbox 360 incluiu novos anúncios na tela inicial, promovendo a nova geração de consoles da Microsoft. Os anúncios exibem imagens do Xbox Series X e S, além de um QR Code com a mensagem “Experimente o desempenho de próxima geração. Atualize hoje mesmo”. A atualização parece ser uma tentativa de atrair jogadores para os consoles mais recentes.
Mesmo com o fim do marketplace, os jogos retrocompatíveis do Xbox 360 e do Xbox original continuam disponíveis para compra no Xbox One e Xbox Series X/S. O suporte para o modo multiplayer online permanece dependente das desenvolvedoras e publishers dos jogos, sem alterações devido ao fechamento da loja.
Enquanto isso, a comunidade modder descobriu um novo método de desbloqueio do console utilizando um pendrive. Batizado de BadUpdate, o exploit permite executar aplicativos e jogos não oficiais sem a necessidade de modificações físicas no aparelho. O método explora uma vulnerabilidade no sistema do Xbox 360 e funciona como um desbloqueio temporário enquanto o console está ligado.
Outra novidade é a ferramenta XenonRecomp, que possibilita portar jogos do Xbox 360 para PC ou Steam Deck de forma nativa. A ferramenta converte os executáveis do console em código C++, que pode ser recompilado para outras plataformas. A iniciativa pode ser útil para jogos que não estão mais disponíveis ou que não possuem retrocompatibilidade.
Via TecMundo