A **XP Inc.** comunicou a identificação de um acesso não autorizado a uma de suas bases de dados, que estava hospedada em um fornecedor externo. O incidente, que ocorreu em 22 de março, foi imediatamente contornado pela empresa, que bloqueou o acesso indevido e reportou o caso às autoridades competentes. A companhia assegura que os recursos dos clientes permanecem seguros e protegidos.
A XP ressalta que nenhuma operação financeira foi comprometida e que informações sensíveis, como senhas, assinaturas eletrônicas, dados biométricos, CPF ou documentos de identidade, não foram acessadas durante o acesso não autorizado. A empresa enfatiza que seus sistemas internos não foram afetados, mantendo todas as operações em pleno funcionamento.
Os clientes da XP Inc. podem continuar utilizando os aplicativos e sites da empresa normalmente, sem a necessidade de alterar suas senhas. A instituição financeira também comunicou aos seus investidores que o incidente não causou qualquer impacto financeiro adverso.
É importante distinguir um acesso não autorizado de um ataque hacker. No primeiro caso, uma pessoa ou empresa obtém visibilidade momentânea de informações de um grupo específico de clientes, sem a devida permissão. A XP assegura que as informações pessoais dos clientes não foram compartilhadas ou divulgadas publicamente.
As contas e investimentos dos clientes estão em total segurança, uma vez que nenhum sistema interno da XP Inc. foi acessado durante o incidente de acesso não autorizado, conforme comunicado individualmente por e-mail a cada um dos clientes afetados.
A empresa orienta seus clientes a sempre desconfiarem de ligações telefônicas que solicitem procedimentos de segurança ou reconhecimento de compras e transações. A XP reforça que nunca solicita dados de senhas, tokens ou códigos recebidos por SMS ou e-mail por meio de contatos telefônicos e alerta para que os clientes nunca realizem ações no aplicativo sob orientação de terceiros.
A XP está atenta e tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança de seus clientes e de seus dados, reforçando seu compromisso com a transparência e a proteção da informação.
Via InfoMoney