A Petrobras (PETR4) anunciou que o preço de querosene de aviação (QAV) para distribuidoras terá uma redução média de 7,9% a partir de 1º de junho. Essa medida, divulgada em comunicado à Reuters, reflete o impacto da queda nos preços internacionais do petróleo. A diminuição no preço de querosene de aviação corresponde a R$ 0,28 por litro em relação ao valor praticado em maio de 2025.
A decisão de reduzir o preço de querosene de aviação ocorre após declarações da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que havia indicado a possibilidade de novas reduções nos preços de combustíveis como gasolina, diesel e QAV, acompanhando a tendência de baixa do petróleo Brent. Os ajustes nos preços do QAV realizados pela Petrobras acontecem no início de cada mês, conforme previsto em contratos estabelecidos.
A Petrobras atua na comercialização do combustível produzido em suas refinarias ou importado, vendendo-o exclusivamente para as distribuidoras. Estas, por sua vez, são responsáveis pelo transporte e comercialização do produto para as empresas de transporte aéreo, outros consumidores finais nos aeroportos e para os revendedores.
No que diz respeito ao diesel e à gasolina, a Petrobras tem a liberdade de ajustar os preços sem seguir uma periodicidade fixa. No entanto, Magda Chambriard afirmou que a companhia realiza avaliações de mercado a cada 15 dias para analisar possíveis alterações. Desde 1º de abril, a Petrobras implementou três reduções no preço médio do diesel vendido em suas refinarias às distribuidoras, totalizando um corte de 45 centavos por litro, impulsionado pela queda nos preços do petróleo Brent.
O último ajuste no preço do diesel ocorreu em 6 de maio, enquanto a gasolina teve seu preço alterado pela última vez em 9 de julho de 2024. Em relação ao diesel S-10, o preço médio no país encerrou maio com uma queda de 2,64%, atingindo uma média de R$ 6,27 por litro, de acordo com o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), que se baseia em dados de abastecimentos realizados em 21 mil postos credenciados.
Essa estratégia de revisão dos preços busca alinhar os valores praticados pela Petrobras com as condições do mercado internacional, garantindo maior competitividade e transparência para os consumidores. A redução no preço de querosene de aviação pode trazer um alívio financeiro para as companhias aéreas, impactando positivamente os custos operacionais do setor.
Via Money Times