BRB confirma aquisição do Banco Master para expandir sua atuação financeira

BRB anuncia a aquisição do Banco Master, ampliando sua atuação e serviços no setor bancário.
28/03/2025 às 18:03 | Atualizado há 3 semanas
Aquisição do Banco Master
BRB pagará 75% do patrimônio líquido consolidado do Banco Master. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

O Banco de Brasília (BRB) (BSLI3;BSLI4) comunicou, na última sexta-feira (28), a formalização de um acordo para a Aquisição do Banco Master, integrando-o ao seu conglomerado. Tal decisão foi devidamente aprovada pelo Conselho de Administração do BRB. O contrato abrange a compra de 58% do capital total do Banco Master, compreendendo 49% das ações ordinárias e a totalidade das ações preferenciais.

O valor da aquisição será equivalente a 75% do patrimônio líquido consolidado do Banco Master, com base em demonstrações financeiras auditadas e ajustado por possíveis baixas de ativos ou reconhecimentos no balanço.

O pagamento será estruturado da seguinte forma: 50% à vista na data de fechamento da operação; um montante entre 25% e 50%, determinado após a conclusão da análise do Banco Master pelo BRB, será retido e depositado em uma conta escrow como garantia para obrigações de indenização; e, se o valor retido for inferior a 50%, o restante será pago no segundo aniversário da data de fechamento.

Segundo o comunicado, a incorporação do Banco Master ao Conglomerado Prudencial do Banco BRB está alinhada com a estratégia de expansão e o fortalecimento da sua posição no mercado financeiro. As estruturas das empresas serão mantidas separadas, com compartilhamento de governança, conhecimento, sinergias, além de coordenação estratégica e operacional, conforme o BRB.

O Banco Master, de acordo com o comunicado, agrega expertise em cartão de crédito consignado, câmbio, mercado de capitais e atacado, áreas nas quais tem apresentado crescimento expressivo. Essa especialização complementa a estrutura do BRB, ampliando o alcance e a diversificação dos serviços oferecidos. O Will Bank, banco digital do Grupo Master, expande a presença digital do conglomerado, possibilitando um atendimento mais ágil e eficiente ao público de baixa renda.

A operação será precedida por uma reorganização societária do Banco Master, de modo que certos ativos e passivos não estratégicos, incluindo participações societárias em controladas, serão segregados do Banco Master anteriormente à Operação.

A operação está sujeita à aprovação do Banco Central do Brasil, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e demais aprovações regulatórias.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.